Oca do Cacique Beira-Mar -Templo Escola de Umbanda
"A missão não envaidece, responsabiliza" (Cacique Beira-Mar)
CapaCapa TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livro de VisitasLivro de Visitas LinksLinks
Textos

 
A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA PALAVRA UMBANDA


Etimologicamente a palavra Umbanda vem da língua Quimbundo, falada pelos povos Bantus, em Angola, na África, e é escrita, originariamente, da seguinte forma: "Mbanda", lendo-se: Umbanda.

Esta palavra define o trabalho magistíca-religioso realizado pelo curador ou xamã dos clãs/aldeias dos povos Bantus. Cada clã ou aldeia tinha um chefe de culto. O nome do chefe do culto era Kimbanda e o trabalho de atendimento realizado por ele se chamava "Mbanda" (Umbanda).

A palavra Umbanda, embora de origem africana, passou a identificar esta religião brasileira e o seu culto no início do século XX, ou seja, o local de origem da palavra Umbanda não é o mesmo local de origem da religião de Umbanda: a palavra é derivada da região de Angola, na África, e a Religião foi fundada no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, em 1908.

Aqui no Brasil, a palavra Umbanda se tornou um neologismo, ou seja, ganhou outro significado, servindo para identificar uma nova religião, não trazendo o mesmo sentido da região africana, de Angola, mas significando um conjunto de fundamentos e bases de um novo sistema religioso.

Cabe ressaltar que, em 1904, um famoso jornalista, conhecido como João do Rio fez um trabalho de catalogação de todas as religiões existentes no Rio de Janeiro, visitando, a cada semana, um terreiro, uma roça, um Ilê, um catimbó, etc, e, na época, não encontrou religião alguma denominada Umbanda. Isso confirma que a Umbanda só nasceu, de fato, em 1908, sendo que, afirmar que a Umbanda sempre existiu é uma falácia. Esse livro é domínio público, ou seja, pode ser baixado por qualquer um na internet, baixe, leia e confira.

Reiterando o que foi dito acima, propositalmente, para fixação: a palavra Umbanda não foi encontrada por João do Rio em lugar algum porque não havia nascido ainda a religião de Umbanda, que só iria ser fundada em 1908, conforme visto antes.

Quando fundada, a nossa Religião retomou a palavra Umbanda, de origem africana, dos povos bantus, de Angola, e deu um novo sentido, sendo que o significado desta palavra foi atribuído pelo próprio Pai Zélio Fernandino de Moraes, fundador da Umbanda. Quando perguntado o que significava a palavra Umbanda, explicou que “Um” significa Deus, e “banda” somos nós. Logo, Umbanda seria “Deus Conosco”. Há quem interprete ainda que Umbanda seria “a união de todas as bandas”, sendo “bandas” significaria as diversas influências religiosas que podemos encontrar dentro da Umbanda: a indígena, a africana, a católica, a espirita, a oriental, etc. Pode-se entender desta forma também, todavia, adotamos a definição do fundador de Umbanda, Pai Zélio de Moraes, que esclareceu que umbanda é “Deus Conosco”.

Um Saravá Fraterno a Todos!

Dúvidas e Perguntas:
Email: jaderoliveira.j@hotmail.com

 
Oca do Cacique Beira Mar Templo Escola de Umbanda
Enviado por Oca do Cacique Beira Mar Templo Escola de Umbanda em 21/05/2016

Música: Eu e Deus somos um. - Desconhecido

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

"Deus não só faz  Justiça, Deus é a Própria Justiça". (Baiano Zé do Coco)





"A melhor firmeza é a do coração". (Caboclo Beira Mar)





"Quando a vida está ruim, o Rosário é um simbolo que nos indica como buscar ajuda" (Pai Antonio de Angola).





"Quem vive com Ogum, Ogum não abandona nem após morte". (Marinheiro Martim Pescador).






"Não são os encarnados, filhos de santo, falhos, pequenos, errantes por natureza que dirão se uma entidade é ou não de luz, mas a própria entidade com suas obras de caridade." (Baiano Zé do Coco)